História

O Centro Social e Paroquial de S. João de Ovar (CSPSJO) foi fundado em 1988 com a missão de constituir-se como um espaço educativo que promova a integração pedagógica e o desenvolvimento harmonioso das crianças nos seus primeiros anos de vida. Sedeado na freguesia de S. João de Ovar, o CSPSJO coloca os seus serviços educativos à disposição desta população local, e do concelho de Ovar em geral. Na procura de uma lógica de intervenção pedagógica integrada e qualificada, o CSPSJO dispõe de várias salas adaptadas às necessidades idiossincráticas que caraterizam cada etapa do desenvolvimento infantil, espaços esse que integram as valências da Creche, do Pré-escolar e do Centro de Actividades de Tempos-Livres (CATL) para a idade escolar. A média anual de crianças integradas ronda as 150.
Paralelamente, e dadas as necessidades crescentes identificadas no Concelho de Ovar em termos de cuidados continuados na Terceira Idade, em 2003 foi criada uma outra valência que alargou a área de intervenção desta instituição: o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD). O número de utentes que usufruem deste serviço ronda os 20 idosos.

Importa ainda referir que esta IPSS é também a entidade fundadora e promotora do Projecto Ren(Ovar), uma resposta social que se tem vindo a assumir cada vez mais como necessária e integrada face a várias necessidades sociais identificadas no Concelho de Ovar como careciando de intervenção psicossocial e educativa. Com efeito, a origem deste Projecto, outrora designado de "Mãe D'Água Solidária", remonta a Setembro de 2004, enquadrado no Programa Operacional de Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS), co-financiado pelo Fundo Social Europeu. No início de 2009 foi então celebrado novo protocolo de colaboração entre o Centro Social e Paroquial de S. João de Ovar, a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Ovar e reajustada a Equipa, assim como as áreas e estratégias de intervenção, sendo que foi precisamente essa reformulação que deu origem ao PROJECTO REN(OVAR).